Conheça os setores econômicos de destaque para investir em Portugal

Serviços, comércio e indústria são setores que representam grandes oportunidades de investimentos em Portugal.

Portugal apresenta um leque de oportunidades econômicas para investidores e empresários brasileiros interessados em expandir os seus negócios.  Sendo o setor de serviços o maior do país, uma vez que este é responsável por mais de 60% de participação no PIB, além de ser o setor que mais emprega em Portugal, conforme apontam os gráficos abaixo (figuras 1 e 2).

Figura 1 – Participação dos setores da economia no PIB em Portugal 2009-2019.

Fonte: Statista

https://www.statista.com/statistics/372187/share-of-economic-sectors-in-the-gdp-in-portugal/

Figura 2 – Distribuição do emprego por setor econômico de 2009 a 2019.

Fonte: Statista

https://www.statista.com/statistics/372351/employment-by-economic-sector-in-portugal/

Em outras palavras, o setor terciário tem se mostrado um grande “celeiro de oportunidades”, principalmente para os brasileiros, uma vez que segundo os dados mais recentes do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), 1 em cada 4 imigrantes em território português é brasileiro. Ou seja, não falta público brasileiro caso deseje-se internacionalizar um portfólio de produtos brasileiros, por exemplo, ou mesmo lançar algo não típico e inédito. Um caso de sucesso que representa bem isso é a inauguração da OAKBERRY na Europa, que depois de conquistar o Brasil tem feito grande sucesso em suas unidades europeias.

Um ramo bastante promissor, em Portugal, é o tecnológico – A tecnologia portuguesa está presente nos serviços financeiros, saúde, transportes, educação, segurança e defesa. O que facilita a atividade diária de milhões de pessoas e abre as portas para o futuro. Não é atoa que muitas cidades portuguesas são referência enquanto smart cities (Lisboa, Almada, Cascais, Aveiro e Vila Nova de Gaia) e que Portugal como um todo é considerado um polo para startups, sediando inclusive em Lisboa, a maior conferência da Europa em tecnologias, o Web Summit, que reúne em um único local, grandes e pequenas empresas na área de tecnologia da internet.

Contudo, não é apenas o setor terciário que traz oportunidades, os setores primários e secundários também oferecem um cenário que pode ser muito promissor, tais como: alimentos e agricultura, infraestruturas e energia e maquinário e ferramentas. O setor industrial emprega 24% da força de trabalho e contribui com 19,2% do PIB de Portugal. Sendo que a sua indústria de transformação é moderna e dominada por pequenas e médias empresas, tendo como principais atividades a metalurgia, maquinaria, indústrias elétricas e eletrônicas, engenharia mecânica, têxteis e construção.

O cenário econômico geral português

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), a economia portuguesa superou as expectativas do governo, em 2019, e cresceu 2,2%. Assim como o investimento aumentou 6,5% em termos reais em 2019 (ligeiramente face aos 6,2% em 2018), refletindo a aceleração da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) para uma taxa de variação de 6,4% (5,8% no ano anterior).

Também segundo o INE, Portugal registra recorde de exportações e importações em 2019. As exportações e importações do país atingiram, respectivamente, cerca de 60 bilhões de euros e 80 bilhões de euros, em 2019, o que resulta nos maiores valores já registrados. Esses números significam um aumento de 3,5% nas vendas externas e um crescimento de 6,4% nas compras do exterior em termos anuais. Sendo que os principais clientes externos de Portugal continuaram a ser Espanha, França e Alemanha, que responderam por 49,8% das exportações totais de Portugal, enquanto os Estados Unidos continuaram sendo o principal destino dos produtos portugueses fora da UE, com 5%.

Considerações finais

Todos estes números e informações declaram todo potencial e fertilidade econômica do território lusitano. Ou seja, Portugal oferece uma gama de setores econômicos com grandes potenciais de sucesso, sendo ainda um significativo facilitador de alcance para outros países e continentes. Atuando literalmente não só como uma porta de entrada para a Europa, mas para o mundo.