Passo a passo de como obter o seu visto em Portugal

Existem inúmeras possibilidades de vistos para Portugal, contudo reunimos os tipos de visto mais comuns para você empreender, investir, morar e estudar no território lusitano.

Muitos brasileiros pensam em ir para Portugal devido uma série de fatores facilitadores como a língua portuguesa em comum e outras similaridades culturais. Portugal é sem dúvida, um dos destinos mais procurados pelos brasileiros, mas apesar de nós brasileiros não precisarmos de visto para viagens turísticas em Portugal (estadia de até 3 meses), todas as demais atividades no país demandam visto.

E é aí que nós do WTC Lisboa queremos te ajudar, apontando as especificidades dos vistos mais comuns a fim de auxiliar na sua tomada de decisão e facilitação do processo. E claro, ajudá-lo igualmente no próprio processo de obtenção de visto com os nossos parceiros.

 

 

Start-Up Visa

Ideal para brasileiros que querem empreender em Portugal e Europa como todo, uma vez que Portugal funciona como uma espécie de hub de expansão de negócios dentro da Europa. Dentre os requisitos para a obtenção deste visto, existem dois pontos que requerem bastante atenção: (1) possuir uma ideia de negócio inovadora e um plano de negócios que demonstre crescimento ao longo de três anos e (2) a empresa precisa ter capacidade real de atingir um valor superior a 350 mil euros dentro do prazo de três anos. 

D3 – Profissionais qualificados

Um visto para profissionais altamente qualificados. Por exemplo, professores, mestres e doutores que desejam lecionar em Portugal ou profissionais técnicos super qualificados que agregam na formação e aprimoração de conhecimento.

Visto D2 – Empreendedorismo

Brasileiros que queiram empreender em Portugal podem aplicar para este tipo de visto que possibilita a abertura de empresas, filiais ou até mesmo a internacionalização de portfólios de produtos por meio de uma base de distribuição em Portugal, este é um tipo de visto muito comum para empresários.

Visto D1 – Trabalho

Decorre de uma oferta de emprego. Quando um profissional recebe um convite de trabalho por parte de uma empresa em Portugal. Tratam-se de contratos de trabalhos específicos com determinadas empresas. Geralmente, a empresa ao encontrar um perfil com expertise específica contrata o profissional para uma posição igualmente específica.

Golden Visa

Ao fazer um investimento no valor acima de 350 mil euros, por exemplo, a compra de um imóvel ou aquisição de empresa em Portugal (exceto as cidades de Lisboa e Porto), o investidor pode solicitar o direito de residência no país: o Golden Visa.

Visto D7 (Aposentados)

Este é um visto específico para pessoas que têm renda passiva comprovada, ou seja, pessoas que não precisam trabalhar para obter uma renda mensal. Por isso, normalmente, este visto é chamado de visto para aposentados. Contudo, pessoas não aposentadas, mas detentoras de outras fontes de renda passiva também estão aptas a aplicar para este visto. O importante é demonstrar a capacidade de se manter no país sem a necessidade do trabalho.

Visto de estudante

A primeira coisa necessária para a obtenção do visto de estudante em Portugal é ter um contrato de matrícula com a universidade ou escola portuguesa onde se pretende estudar. É também preciso demonstrar sua capacidade financeira de se manter em Portugal durante o período de estudo. Além disso, o candidato a estudante precisa ter um seguro de saúde. Informação importante: este visto é única e exclusivamente destinado a estudantes, não permitindo o exercício de outras atividades, como trabalhar no país.

Considerações finais

É possível solicitar o seu visto, independente do tipo, no Centro de Solicitação de Visto cujas unidades estão nas cidades de São Paulo, Brasília, Salvador, Rio de Janeiro ou Belo Horizonte. Os agendamentos e solicitações de informação são todos realizados por meio do site da VFS Global onde estão todos os detalhes para a solicitação, envio de documentos e acompanhamento do processo.

O WTC Lisboa Business Club possui uma equipe de especialistas que pode auxiliá-lo na obtenção de seu visto, além de oferecer outros serviços e benefícios para seus sócios.