Como encontrar um parceiro de negócios em Portugal?

Ter um parceiro de negócios permite a você dividir a responsabilidade e parte do trabalho, além de possibilitar a troca de ideias com alguém que possui tanta paixão por seu negócio quanto você.

É importante começar dizendo que não há uma regra ou fórmula para se encontrar um sócio, contudo nem todo mundo se depara com oportunidades ou situações que facilitem esse encontro de ideias e interesse mútuos, principalmente quando sua intenção é encontrar um parceiro para empreender e investir em outro país, como é o caso de Portugal.

Por isso, às vezes, faz-se necessário realizar um esforço real de sair de sua zona de conforto e intencionalmente procurar um parceiro de negócios.

As vantagens do networking do WTC Lisboa

Ser membro do WTC Lisboa é uma ótima maneira de encontrar o seu parceiro de negócios em Portugal, uma vez que as associações profissionais fornecem a assistência e conhecimento que você precisa com toda a segurança necessária para se dar um passo tão importante quanto este de internacionalizar o seu negócio.

Se você ainda não é um membro do networking do WTC Lisboa e pretende empreender em terras lusitanas, considere ser parte deste grupo que reúne empreendedores e investidores diversos que podem ter projetos e planos alinhados aos seus.

Conferências e eventos em Portugal

Portugal é conhecido por sediar grandes conferências, summits e outros eventos de relevância mundial, dentre eles estão eventos que possibilitam o networking entre seus participantes, por isso, confira o nosso artigo “As cinco conferências e eventos mais importantes sediados em Portugal”, descubra qual evento se encaixa melhor com seus objetivos e certifique-se de estar lá!

Realização de cursos de negócios ou treinamentos

Se você busca aprofundar os seus conhecimentos sobre o seu setor de atuação e/ou de interesse, ou aprender a administrar melhor o seu negócio para aprimorar-se enquanto empresário, note que você pode aproveitar essa situação para obter um benefício duplo: (1) obter conhecimento e (2) estar atento para encontrar um sócio para o seu negócio. Afinal, por que não aproveitar cada oportunidade diante de você para buscar um potencial parceiro de negócios?

É bem provável que as universidades e instituições de ensino de sua cidade ofereçam cursos de desenvolvimento de negócios, que podem te trazer esse duplo benefício de lhe ensinar habilidades valiosas ao mesmo tempo em que expande seu networking, colocando-o em contato com outros empreendedores que podem ter ideias parecidas com as suas.

Escolha um parceiro em quem possa confiar

A confiança é parte integrante de toda relação comercial, por isso se o seu parceiro de negócios for alguém que você conheceu recentemente, certifique-se de determinar o mais rápido possível se ele é alguém confiável.

Isto pode parece óbvio, mas se você tiver quaisquer reservas sobre a confiabilidade de seu sócio em potencial, é preciso não ignorá-las – pois isso pode lhe poupar problemas no longo prazo.

Escolha um parceiro que verdadeiramente busque ter sucesso

Procure pessoas que compartilhem de seu compromisso e sua motivação. É importante que o seu potencial sócio deseje e busque pelo êxito do negócio tanto quanto você.

Tal busca pelo sucesso também ajudará a estabelecer igualdade no relacionamento, fazendo com que todos trabalhem e se esforcem igualmente para a obtenção do tão ansiado sucesso, possibilitando da mesma forma, que todos obtenham as mesmas recompensas e triunfos.

Considere também a possibilidade de ter um parceiro de uma área diferente da sua

Embora possa ser tentador procurar parceiros que conheçam o seu setor tão bem quanto você, um parceiro de negócios não precisa obrigatoriamente ter o mesmo conjunto de habilidades, treinamento e experiência que você. Na verdade, é uma boa ideia procurar um parceiro que traga um ponto de vista diferente e um histórico de trabalho novo para sua empresa ou projeto.

Isto não apenas trará uma nova perspectiva ao seu negócio, mas também eliminará disputas, pois cada sócio pode contribuir com o seu know-how e background.

Considerações finais

Ter um parceiro de negócios que acredita em um empreendimento ou projeto tanto quanto você acredita, pode ajudar a levar seus negócios a novos níveis, uma vez que ter um sócio ajuda na divisão de responsabilidade e superação de desafios, principalmente quando o assunto é desbravar novas terras, iniciando a internacionalização de seu negócio na porta de entrada da Europa que é Portugal.

Mas, lembre-se de não se precipitar durante sua busca, antes considere as dicas fornecidas aqui e pondere sobre elas para que você realmente encontre o parceiro de negócio ideal para empreender e investir em Portugal com você!