Dicas eficazes para networking com investidores

Por que, muitas vezes, não fazemos o óbvio quando o assunto é networking? Ou seja, por que não usamos todos os recursos ao nosso dispor?

Pode parecer que não, mas as pessoas não costumam aproveitar todas as possibilidades de contato que elas possuem, tais como: contatar os próprios membros da família, professores da faculdade, contatos que possuem em redes sociais ou até mesmo iniciar uma conversa com alguém na academia, ou outro contexto do cotidiano. Mas a verdade é que em nossa atual organização social em rede, estar a um passo de investidores, é uma realidade, caso você queira ampliar o seu networking dentro deste universo. 

O Networking do WTC Lisboa Business Club

Associar-se ao WTC Lisboa Business Club é acessar o poder do networking do World Trade Center Association de forma global.

As exclusivas marcas ‘World Trade Center’ e ‘WTC’ estão localizadas em mais de 90 países e são apoiadas por 15.000 profissionais do WTC que fornecem recursos integrados e recíprocos para solucionar suas necessidades de negócios.

São mais de 700 mil empresas em expansão ligadas ao ecossistema WTC global. Associe-se!

 

 

As plataformas de lançamento

Uma forma de se aproximar de investidores também são as plataformas de lançamento. A internet forneceu muitos recursos diferentes para alcançar os investidores. Pesquise diferentes plataformas de lançamento ou sites de crowdfunding para lançar e/ou ampliar o seu negócio ou produto no mercado.  E se você obtiver sucesso com a plataforma de lançamento, terá o capital necessário para inclusive atrair investidores maiores, pois se você já tiver uma base sólida ao se aproximar de seus investidores, eles sentirão que há menos riscos envolvidos, porque você já tem outras pessoas que legitimaram sua ideia. 

Network através de amigos e familiares

Apesar de você, provavelmente, não querer envolver um amigo ou familiar em uma questão de negócios, você pode descobrir que um amigo de um amigo seu, investe em startups ou que ele está em busca de um novo empreendimento comercial.

Ao se aproximar de amigos e familiares, compartilhe com eles a sua ideia e o que você está tentando fazer. Então, eles poderão oferecer os seus contatos por conta própria, se gostarem da sua ideia. Você também pode enviar um email para a sua lista de contatos, explicando a oportunidade de investimento e solicitando a gentileza de compartilhamento da mensagem com potenciais interessados.

Redes profissionais e sociais

Websites como o LinkedIn foram projetados para pessoas que desejam interagir com outras que atuam em sua área. Portanto, não hesite em usá-lo, assim como outras redes de negócios on-line, para alcançar potenciais investidores. Quando você tem, por exemplo, conhecidos em comum, você ganha um pouco mais de legitimidade em relação à pessoa que pretende contatar. Você também pode verificar os seus contatos para ver se dentre eles há alguém que conheça um investidor em potencial que possa apresentar vocês.

As mídias sociais podem ser usadas, não só para você publicar fotos e outros conteúdos, mas também podem servir como plataforma para anúncio de projetos e afins. Portanto, supere qualquer receio de contatar investidores também por meio desta plataforma. Que é provavelmente uma das maiores redes que você tem. 

Participação em conferências relevantes

É mais provável que você encontre um investidor para sua empresa ou produto se você se cercar de pessoas em um mesmo lugar. Inscreva-se em conferências destinadas a pequenas empresas que procuram investidores. Aproveite todas as oportunidades de networking durante a conferência e fique no hotel recomendado para otimizar ao máximo o networking, participando de todos os encontros e reuniões disponíveis na conferência. 

Siga os blogs de potenciais investidores

Encontre pessoas em sua área e siga os seus respectivos blogs. Muitos investidores em potencial seguem os comentários de perto em seus blogs, e você pode iniciar um diálogo apenas comentando e interagindo com o autor. Não confunda engajamento enviando spam a todos os blogs de investidores em potencial com suas informações. Você precisa criar conversas reais nos comentários para conhecer outras pessoas que pensam da mesma forma ou chamar a atenção do seu investidor em potencial.

Entre em contato com o autor e se ofereça para escrever um artigo no blog como convidado para destacar sua ideia ou oportunidade. Você precisa encontrar a combinação certa de marketing e informações para que seja algo que o autor ache útil para o website/blog. E se certifique de vincular o seu website ou, no mínimo, incluir as suas informações de contato no artigo publicado. E não se esqueça de acompanhar e responder aos eventuais comentários.

Tenha sua apresentação (Pitch) preparada

Se você tiver a chance de conversar individualmente com um investidor, certifique-se de estar pronto para este momento. Uma boa apresentação (Pitch) precisa chamar a atenção dos investidores já nos primeiros segundos, portanto, prepare-se para este momento.

Caso tenha a chance de participar de uma reunião, tenha respostas prontas para qualquer possível pergunta que eles possam fazer. Tenha evidências tangíveis de seus números e outras informações críticas que eles possam desejar.

Considerações finais

Networking pode ser um trabalho árduo e estressante. Portanto, se você não for um conversador ou vendedor natural, convém contratar um membro da equipe para ajudá-lo nesta questão. Certifique-se de que todos os envolvidos na sua empresa saibam que você está procurando investidores e procure pessoas que eles conheçam. Lembre-se de que tudo é uma oportunidade em potencial e nunca deixe essa oportunidade passar.