8 fatos curiosos sobre Portugal

Você já parou para pensar sobre o quanto você conhece a história, governo, cultura, economia e pessoas de Portugal? 

Leia estas curiosidades sobre Portugal e descubra como as terras lusitanas possuem uma história rica e cultura vibrante – informações que ajudarão você a conhecer melhor o país e quem sabe, motivá-lo a se preparar para a vida na Península Ibérica.

  1. Portugal foi a primeira potência marítima mundial e o “berço” de alguns dos primeiros exploradores (pioneiros) do mundo. 

Portugal esteve na vanguarda da exploração europeia nos séculos XV e XVI. Durante a Era dos Descobrimentos, Ferdinand Magellan se tornou a primeira pessoa a circunavegar a terra. Vasco da Gama descobriu a rota marítima para a Índia, e Bartolomeu Diaz foi o primeiro a navegar ao redor do extremo sul da África; chamando a região de Cabo da Boa Esperança. Finalmente, Álvares Cabral e outros descobriram novas terras, incluindo o Brasil, partes da África e o Extremo Oriente – e as reivindicaram para Portugal.

  1. O império colonial de Portugal durou 600 anos, o mais duradouro dos impérios europeus modernos. 

No seu auge, o império de Portugal se estendeu pelo que hoje são 53 países diferentes. O Brasil alcançou a independência em 1822, enquanto todas as colônias africanas de Portugal eram independentes no final de 1975. 

Portugal transferiu sua última colônia, Macau, para a China em 1999, após 442 anos de ocupação.

  1. Lisboa é mais velha que Roma e está entre as cidades mais antigas da Europa. 

Lisboa é uma cidade portuguesa desde 1147, mas a sua história é anterior a Portugal em alguns mil anos. Achados arqueológicos que datam de 1200 a.C. revelam que os fenícios tinham assentamentos no que hoje é Lisboa, o que significa que Lisboa tem sido continuamente habitada por mais de 3.000 anos.

  1. O nome oficial de Portugal (República Portuguesa) refere-se à segunda maior cidade do país, Porto. 

Hoje, Portugal é composto por Portugal Continental, Açores e Arquipélago da Madeira. As nove ilhas dos Açores encontram-se a cerca de 1.300 km a oeste do continente no Oceano Atlântico. O Arquipélago da Madeira (que consiste na região da Madeira, Porto Santo, bem como duas ilhas desabitadas) fica a cerca de 500 km da costa oeste de Marrocos.

  1. A aliança diplomática mais antiga do mundo é a Aliança Anglo-Portuguesa.

O primeiro tratado entre os dois países (o Tratado Anglo-Português) surgiu em 1373. Apesar de uma ruptura de 60 anos na aliança quando Portugal e Espanha faziam parte de uma união política.

  1. O português é uma língua oficial em outros nove países.

Como resultado das ambições imperiais de Portugal, o português é uma língua oficial em países como Angola, Brasil, Cabo Verde, Timor Leste, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, bem como em Goa na Índia. Sendo a sexta língua nativa mais falada no mundo.

  1. Portugal é líder mundial em energias renováveis.

O país tem demonstrado, nos últimos anos, que consegue suprir todas as necessidades domésticas de eletricidade com fontes renováveis. Uma das maiores fazendas fotovoltaicas do mundo fica perto da cidade de Moura. Projetos inovadores incluem um parque eólico flutuante (o WindFloat) e WaveRoller, que converte o movimento das ondas do mar em energia e eletricidade.

  1. Portugal é membro fundador da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) e membro da União Europeia (EU).

Portugal aderiu à Comunidade Econômica Europeia (CEE), antecessora da União Europeia (UE), em 1986. O país recebeu um resgate de 78 milhões de euros da UE e do Fundo Monetário Internacional (FMI) em 2011, com base no entendimento de que o governo adotaria medidas de austeridade.