O papel do WTC na tecnologia e inovação: fornecendo um lugar para empresas de tecnologia florescer

No mundo digitalmente conectado de hoje, a tecnologia e a inovação prosperam. Prédios de tijolo e argamassa não podem ser soluções adequadas de longo prazo para negócios da nova era que fomentam o trabalho criativo. Eles precisam de um ambiente futurista com energia refrescante que melhore a produtividade e a eficiência. Para conseguir isso, as forças de trabalho corporativas e da geração do milênio voltadas para o futuro buscam imóveis equipados para acomodar suas perspectivas dinâmicas.

Pune, Índia – Capital Mundial de TI

Pune, a 9ª maior cidade da Índia, tem uma economia próspera composta por educação, pesquisa, manufatura, comércio, hotelaria e indústrias baseadas no conhecimento, como Tecnologia da Informação (TI), Serviço Habilitado de Tecnologia da Informação (ITES), Terceirização de Processos de Negócios (BPO), Outsourcing de Processos de Conhecimento (KPO), Tecnologia Financeira (Fintech) e Design de Engenharia. Embora a cidade tenha 350 anos, é uma das populações mais jovens da Índia, com uma idade média de 29 anos.

A fim de atrair e atender a esse grupo demográfico, a equipe do WTC Pune, liderada por Panchshil Realty (P One), decidiu criar um centro focado em tecnologia dentro da cidade em 2010. A equipe projetou e habilitou uma infraestrutura em Kharadi, um subúrbio a leste de Pune é conhecida por seus vários parques empresariais e de TI, e ajudou a região a mudar sua identidade de uma década de distrito comercial periférico (PBD) com a adição do WTC Pune.

WTC Pune – Baseado em Filosofias Sólidas

WTC Pune oferece uma cultura de “liberdade no trabalho”. Torres em consonância com as normas globais, equipadas com grandes placas de piso e serviços de gerenciamento proativo de instalações, levaram muitas empresas de TI e consultoria a basear suas organizações no centro e em sua vizinha – zona Econômica Especial de TI e ITES – Zona Franca EON. Os espaços de trabalho foram reinventados – trocando espaços de escritório tradicionais em forma de cubo por áreas de trabalho mais colaborativas para garantir que os membros da equipe participem mais de discussões abertas para trocar ideias livremente. Com essa cultura de trabalho aberto, seus locatários globais testemunharam um aumento acentuado na produtividade dos funcionários, bem como alto recrutamento e retenção de talentos.

O Centro abriga empresas de alta tecnologia como Crowdstrike, HCL Technologies, Onward Technology, Vandarlande e ZS Associates. Além disso, é catalisado por EON FZ que abriga nomes globais como Allianz, Allscripts, Barclays, Citi, Credit Suisse, Eaton, Honeywell, Mphasis, Metro, Northern Trust, Polaris, Prism, Seagate, Sears IT, SG Analytics, Sterlite, Sungard, Symantec, TIAA, Tieto, UBS, Veritas, Vodafone Zensar, etc.

Até o momento, a cidade de Kharadi atraiu mais de 100 empresas de tecnologia de ponta e 45.000 jovens profissionais que sustentam os avanços tecnológicos com a assistência dos serviços comerciais de compartilhamento de conhecimento, plataformas de treinamento e eventos do WTC Pune. Agora totalmente ocupado, o empreendimento de 1,6 milhão de pés quadrados consiste em quatro torres em 15 acres, equipadas com capacidade embutida à prova de futuro para estimular avanços em tecnologia. Duas torres adicionais estão planejadas para atender à nova demanda, permitindo que o WTC Pune se torne um dos maiores e mais avançados campus de tecnologia da Índia.

Ofertas em um centro de tecnologia de sucesso

A sustentabilidade, uma das principais preocupações hoje, é totalmente abordada no WTC Pune “verde”. Os locatários são atraídos pelo Plano de Gerenciamento de Construção sustentável, que abrange edifícios com revestimento de vidro de baixa emissividade; sistemas AC de alta eficiência; grandes espaços verdes abertos; e um sistema robusto de conservação de água.

Os locatários também desfrutam de muitas das comodidades do campus, como caixas eletrônicos, auditório, bancos, cafés, praças de alimentação e restaurantes requintados complementados com um anfiteatro que possui capacidade para mil pessoas/lugares. O campus abriga dois centros executivos que atendem a espaços de flex-office, salas de reuniões e escritórios virtuais para locação de curto prazo.

Nos últimos anos, o ambiente do WTC Pune refletiu cada vez mais as mudanças de mentalidade dos campi vizinhos – ampliando discretamente da TI tradicional para abranger mais Inteligência Artificial (IA), machine learning e Internet das Coisas (IoT).

Principais vantagens para o seu WTC

A experiência do WTC Pune nos mostra como é essencial incorporar um design “centrado nas pessoas”, em seu WTC, criando um local de trabalho que seja tão social quanto futurista. Hoje, tudo se resume a pessoas e a tornar seus espaços de trabalho colaborativos e inteligentes. Além disso, um design verdadeiramente democrático que reflete a cultura corporativa moderna e o exterior estético aumentaria o valor e o alcance da marca WTC local. Por último, os WTCs que gostariam de emular o sucesso do WTC Pune devem entender que os espaços de trabalho precisam ser planejados minuciosamente – olhando para os próximos 25 anos, já que o trabalho criativo não conhece limites.

Texto originalmente publicado no blog WTC Global por Sagar Chordia, Diretor no World Trade Center Pune, na Índia.